Como calcular o Auxílio Brasil
O programa Auxílio Brasil, que teve início na última terça-feira, 16, é o novo programa de assistência social que irá substituir o programa Bolsa Família. No mês de novembro, apenas aqueles que já estavam cadastrados no programa Bolsa Família irão receber o benefício.
O Auxílio Brasil será disponibilizado para famílias em situação de pobreza, com renda per capita mensal que calcular o Auxílio Brasil entre $89,01 e $178 reais, ou extrema pobreza, com renda per capita mensal de até $89 reais. Além disso, o valor pago será baseado na quantidade de pessoas que compõem a família, número de pessoas com idade abaixo de 21 anos e gestantes.
Como fazer o cálculo de renda per capita familiar?
A renda per capita familiar é o resultado da divisão da renda familiar pelo número de integrantes da família que vivem sob o mesmo teto. Para calculá-la então, é necessário somar o salário e a renda mensal de todos os membros que trabalham e dividir este valor pelo número de membros da família.
Por exemplo, uma família de 4 pessoas que têm renda mensal de $2000 reais possui renda mensal per capita de $500 reais. A renda familiar pode ser composta por salários, proventos, pensões, benefícios previdenciários, comissões e rendimentos de atividade autônoma. É importante que estes valores sejam somados na renda familiar, sendo que todos eles devem ser considerados fontes de renda.
Preparamos mais artigos sobre esse assunto que possa te ajudar:
- Qual o valor do Auxílio Brasil? Saiba quanto vai receber
- Qual a diferença entre Bolsa Família e Auxílio Brasil?
- Auxílio Brasil 2022, quem vai receber, como se cadastrar
Como fazer o cálculo de baixa renda?
Ao calcular o Auxílio Brasil fica mais simples ainda. São consideradas baixa renda aquelas famílias que possuem renda per capita de até meio salário mínimo. Assim sendo, o valor atual do salário mínimo é de $1192,40 reais, portanto meio salário mínimo corresponde ao valor de $592,20 reais.
Para saber se uma família se encaixa na baixa renda, deve-se calcular a renda familiar mensal, somando todos os valores ganhos por todos os integrantes da família em um mês e dividi-lo pela quantidade de pessoas na família. Caso este valor seja inferior a meio salário mínimo, a família se encaixa em baixa renda.
Como calcular o Auxílio Brasil
O pagamento médio estimado para o Auxílio Brasil está entre $100 e $500 reais, com acréscimos de pagamentos acessórios. Nesta primeira etapa do programa, o reajuste feito será de 17,84% no valor pago no programa Bolsa Família. Assim, será recebido o valor anterior do Bolsa Família, acrescido de 17,84% deste mesmo valor.
A partir de dezembro será implementada uma revisão mensal de beneficiários. Com isso os valores poderão sofrer outro reajuste e novas famílias poderão se inscrever para receberem o Auxílio Brasil. Além disso, as famílias podem receber benefícios acessórios ao Auxílio Brasil, caso cumpram os pré-requisitos. Veja abaixo a lista e o valor de cada benefício acessório que será disponibilizado:
- Auxílio esporte escolar: famílias que possuem membros com idade entre 12 e 17 anos que possuam destaque em campeonatos escolares oficiais. Será no valor de $100 reais, sem limite de beneficiários com cota anual de $1000 reais.
- Bolsa de iniciação científica júnior: jovens com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas da educação básica. O valor é o mesmo do benefício acima.
- Criança cidadã: famílias com crianças de até 48 meses que possua emprego e não tenha acesso à vaga em creche pública. O valor será pago diretamente à creche ou escola particular em que a criança esteja matriculada. O valor será de $200 à $300 reais.
- Inclusão produtiva rural: agricultores familiares inscritos no cadastro único, o valor adicional é de $200 reais.
- Inclusão produtiva urbana: famílias que possuam um membro empregado no mercado de trabalho formal, com carteira de trabalho assinada. O valor será de $200 reais mensais.
Qual a renda para receber o Auxílio Brasil?
Para receber o Auxílio Brasil é necessário que a família esteja em situação de pobreza ou extrema pobreza. A renda nestas condições deve ser de até $89 reais para famílias em situação de extrema pobreza, e de $89,01 à $178 reais para famílias em situação de pobreza. O valor é calculado através da renda mensal per capita e deverá ser comprovado.