Saque Extraordinário do FGTS: quem tem direito, calendário, consultar

O Saque Extraordinário do FGTS foi liberado com o objetivo de movimentar a economia que anda estagnada por conta da alta da inflação e por consequência o aumento sucessos dos preços dos combustíveis, alimentos, aumento geral de tudo.

Com a finalidade de colocar mais dinheiro na economia o governo federal criou este saque do FGTS, no valor de até R$ 1.000 (mil reais) levando em consideração a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS. O crédito do saque extraordinário será feito em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores”.

Continue lendo para saber quem tem dinheiro ao saque extraordinário do FGTS, o calendário de pagamento, como consultar e como sacar o Saque extraordinário do FGTS.

O que é o Saque Extraordinário do FGTS

Saque Extraordinário do FGTS

O calendário de pagamento do Saque Extraordinário do FGTS se iniciará no dia 20 de abril. O Saque será realizado uma única vez.

O valor que cada trabalhador, se tiver direito, é de até R$ 1 mil. O crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores.

Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.

Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Quem tem direito Saque Extraordinário do FGTS

  1. Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  2. Trabalhadores rurais Trabalhadores intermitentes e temporários (trabalhadores urbanos contratados por uma empresa para prestar serviços por determinado período);
  3. Trabalhadores avulsos (quem presta serviços a várias empresas, mas é contratado por um sindicato e, por isso, não tem vínculo empregatício, como estivadores);
  4. Atletas profissionais (como os jogadores de futebol);
  5. Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 1º/10/2015);
  6. Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita)

Calendário Saque Extraordinário do FGTS

O calendário do saque extraordinário do FGTS foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os saques começam em 20 de abril, para nascidos em janeiro, e vão até 15 de junho, para nascidos em dezembro.

Mês de nascimento Data da liberação
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 4 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1º de junho
Novembro 8 de junho
Dezembro 15 de junho

Fonte: Agência Brasil

Como consultar o saldo do saque

As consultas podem ser feitas pelo site do FGTS, pela nova nova versão do aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Na consulta pelo site do FGTS, é possível:

  • Consultar se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS;
  • Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

pelo aplicativo FGTS, (disponível na Google Play e na App Store) que já tem uma nova versão disponibilizada, e nas agências da Caixa, é possível:

  • Consultar o valor a ser creditado;
  • Consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital;
  • Informar que não quer receber o crédito do valor;
  • Solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS;
  • Alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.

Como movimentar o saldo

O Saque Extraordinário do FGTS será creditado em Conta Poupança Social Digital de titularidade do trabalhador.

Após o crédito dos valores, já será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo CAIXA Tem.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da CAIXA ou de outro banco. O cliente também pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da CAIXA e nas casas lotéricas.

E se não quiser Saque Extraordinário do FGTS, o que devo fazer?

Caso você não tenha interesse em receber o Saque Extraordinário do FGTS, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Nesse caso, ele deverá acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Após a realização do crédito na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar pelo desfazimento do crédito automático, por meio dos mesmos canais, até 10 de novembro de 2022.

Caso o crédito dos valores tenha sido feito na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Telefone Saque Extraordinário do FGTS

Atendimento CAIXA Cidadão

  • ☎ 0800 726 0207
  • Atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social
  • O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • O atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Fonte: CEF

4.7/5 - (7 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top