Já ouviu falar sobre Pronampe 2022?

Ainda que o atual presidente da república tenha feito o anúncio sobre a sanção da lei que faz com que o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) se torne permanente, os recursos para tal irão depender de negociações feitas no Congresso Nacional e espaço no Orçamento. Acompanhe a seguir para entender com mais detalhes sobre!

O que é Pronampe?

O Pronampe foi criado no começo da pandemia de covid-19, mais especificamente no mês de maio, como forma emergencial de auxiliar a categoria de empresários de micro e pequenas empresas para que não fossem tão afetadas diante da crise econômica que o país enfrentou.

De forma resumida, esse programa ajuda os empreendedores a conquistarem as linhas de crédito em instituições financeiras com juros mais reduzidos e formas de pagamentos facilitados. O mais importante a se entender é que, inicialmente, a medida foi adotada como forma emergencial da crise.

Porém, com a aprovação de Jair Bolsonaro, o Pronampe tornou-se uma política oficial de crédito em junho de 2021. Assim, estará presente no ano de 2022 como forma de auxiliar este nicho empresarial.

Veja mais artigos:

Como funciona o Pronampe 2022?

Para entender como funciona o Pronampe 2022, é de extrema importância saber as regras que são exigidas para os empreendedores que desejam participar do programa. Depois, com as regras claras, é plenamente possível verificar se este auxílio se encaixa na sua empresa para que você possa solicitá-lo.

O programa é destinado para empresas de pequeno porte, microempresas e para microempreendedores individuais. O seu funcionamento de crédito não é restrito a somente para capital de giro específicos, por isso, além de o empreendedor conseguir fazer reformas e comprar equipamentos, ele também pode quitar dívidas, incluindo a folha de pagamento.

pronampe

Taxa de Juros, regras e pagamentos

O mais correto e que todos esperam que seja feito é que o Pronampe de 2022 tenha as mesmas condições do ano de 2021. Caso isso ocorra, a taxa de juros por ano tem, no máximo, 6% com prazo de até 48 meses corridos e carência de 11 meses.

A organização financeira ao qual cada um solicitar o Pronampe pode exigir diferentes questões, por exemplo, uma garantia aval ou fiança com relação ao valor do empréstimo incluído de encargos para negócios que possuam mais de 1 ano de funcionamento.

Já empresas que possuem menos de 1 ano de constituição, a garantia pode chegar até 150% ao tratar-se de empréstimo. Uma das obrigatoriedades principais é que, antes de fazer a contratação do programa, o empreendedor tem que ter o seu número de funcionários, pelo menos até 60 dias depois de receber a parcela final do empréstimo.

Além disso, é fundamental que a empresa não tenha nenhum tipo de condenação ao Ministério do Trabalho, incluindo condições de trabalho infantil ou trabalho escravo. A liberação do crédito com relação a negativados, a instituição financeira fica com a decisão final de fazer a liberação de crédito ou não.

Quais são os benefícios e vantagens do Pronampe?

Existem diferentes benefícios e vantagens com relação ao Pronampe e cada um deles se destaca mais ou menos de acordo com cada necessidade e demanda do empresário. Para aqueles que estão com problemas relacionados ao prazo, o programa se enquadra perfeitamente e é benéfico nesse sentido e assim por diante.

Nesse sentido, a seguir, falaremos as principais vantagens do Pronampe, sendo elas:

  • Prazo de até 48 meses, contando com 11 meses de carência e 37 meses para o pagamento;
  • Limite alto de contratação, podendo ser solicitado R$ 150.000,00 por CNPJ;
  • Taxas de juros competitivas quando comparada com demais serviços de empréstimos.

Como solicitar empréstimo pelo Pronampe?

A solicitação do Pronampe é facilitada, considerando que pode ser solicitada em diferentes instituições de crédito. Para tal, a pessoa que deseja contratar este serviço oferecido, deve entrar em contato com a instituição financeira autorizada, incluindo alguns bancos, fintechs e cooperativas.

Por exemplo, clientes da Caixa podem entrar em contato com a agência por meio do próprio WhatsApp (0800-104-0-104). Aqueles que não são clientes podem procurar uma das agências e solicitar o crédito.

Vale mencionar que para realizar a solicitação de empréstimo, é preciso ter feito a declaração do faturamento de 2020 juntamente com a Receita Federal do Brasil.

Central de atendimento

A central de atendimento do Pronampe irá depender de acordo com qual empresa foi feita a contratação do serviço. Por exemplo, caso tenha feito a contratação através de um banco autorizado, é preciso entrar em contato com sua central de atendimento diretamente e perguntar sobre tal modalidade oferecida ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top