Idade mínima para se aposentar
A Idade Mínima para se aposentar atualmente obedece a regra onde a contribuição deve ser de no mínimo 15 anos e a pessoa recebe 70% da média dos maiores salários + 1% por ano de trabalho.
Caso tenha contribuído por 15 anos recebe 85% do salário e contribuindo por 30 anos o recebimento chega aos 100%.
Idade mínima para se aposentar depois da Reforma
A idade mínima para se aposentar para mulheres será de 62 anos e para os homens 65 anos. O tempo de contribuição para ambos passa a ser de 25 anos e não mais 15 anos como é atualmente.
Veja também:
O que pode mudar no texto da primeira proposta
- Proposta do Governo – Idade mínima de 65 anos para todos os trabalhadores, sem distinção entre homens e mulheres
- Pode mudar – O Governo admite reduzir a idade das mulheres para 62 anos caso seja necessário para aprovação da reforma.
Outros pontos que podem ser mudados
Além da Idade Mínima para a aposentadoria das mulheres, outros pontos podem ser mudados no texto inicial da Reforma da Previdência, todos embasados na possível não aprovação da reforma no plenário da câmara.
Veja quais são:
- O governo busca considerar trabalhadores mais próximos dos 40 anos, considerando também o tempo de contribuição.
- O governo aceita manter o salário mínimo como piso das pensões
- O Governo pretende aliviar as exigências de contribuição do trabalhador rural
- Deputados defendem a manutenção das regras para Benefício Assistencial nas mesmas regras vigentes
- Para professores e policiais o governo estuda a possibilidade de excluir as categorias da reforma para reduzir a pressão sobre o Congresso.
Outro ponto importante
No texto inicial a proposta previa um aumento da idade mínima sempre que subisse a expectativa de vida do brasileiro. Desta forma, e baseado nesses dados a idade mínima para se aposentar poderia chegar a 67 anos em 2060, por exemplo.
No entanto, o novo parecer deve estabelecer que apenas uma nova lei poderá definir o aumento da idade mínima e isso só deverá acontecer se uma lei nova for aprovada pelo Congresso.