Como fazer a Consulta Optante Simples
Como fazer a Consulta Optante Simples, saiba aqui como fazer a consulta, o que é simples Nacional e qual as vantagens de ser uma empresa optante pelo simples.
O sistema faz parte do Simples Nacional, um mecanismo destinado para empresas de pequeno e médio porte. O Simples Nacional chegou para ajudar o empreendedor, que desde 2006 paga os impostos de uma forma única. Para fazer parte, a renda bruta anual da empresa deve ser superior a R$ 3,6 milhões, em 2018 terá reajuste, chegando a R$ 4,8 milhões.
O que é Simples Nacional?
O Simples Nacional é uma Lei de registro tributário, administrado e controlado pela Receita Federal. Conta com diversas portarias e informações para o empreendedor. Uma das áreas mais importantes é o optante simples, onde estão os dados das empresas. Oferece serviços de cálculo e declaração, parcelamento, restrição e compensação, exclusão, comunicação e fiscalização.
O que é optante simples?
Através da página do Simples Nacional, o empreendedor poderá consultar as informações do optante simples. Para participar do sistema as empresas pagam anualmente uma alíquota, que varia conforme sua área de atuação e a renda bruta. Com o optante simples o empreendedor poderá realizar todas as consultas necessárias sobre os seus pagamentos.
Veja agora como fazer a consulta optantes Simples.
Como fazer a Consulta Optante Simples
Para realizar diferentes tipos de pesquisas, basta acessar o link do optante simples. É muito fácil, o empreendedor digita o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa e os caracteres de segurança indicados pelo site, depois clique em “Consultar”. A busca é rápida e completa, com diversas informações. O site passa por constantes atualizações e o fluxo de dados é intenso.
Na Consulta Optante Simples é possível ver as seguintes informações:
- Data da consulta;
- Identificação do contribuinte;
- Situação atual;
- Informações de períodos inferiores;
- Agendamento;
- Eventos futuros.
- Depois pode gerar o PDF das informações.
São estes os passos e informações da Consulta Optante Simples.
Vantagens do optante simples
O Simples Nacional oferece descontos em relação a outros regimes tributários. O atendimento é facilitado, com informações amplas que beneficiam o empreendedor. A maioria das empresas optantes simples estão dispensadas da entrega da apresentação da Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF). Além disso, o recolhimento é único e pode ser consultado pelo empreendedor. Hoje mais de 450 mil empresas se beneficiam e participam do optante simples.
Serviços controlados
O optante simples pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha o conhecimento sobre o CNPJ da empresa. Mas, existe uma área restrita, oferecendo opções com controle de acesso. Quem não possui código para acesso pode criar por meio do link do site oficial, informando o CNPJ, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável, assim como os caracteres de segurança do site, e validando o formulário. Outra opção para a entrada é através do Certificado Digital, quem ainda não possui pode criar neste link.
Optante simples informações
O nome oficial é Simples Nacional – Optante Simples, destinado a consultar a situação do enquadramento da empresa optante pelo Simples Nacional. O público alvo são os empreendedores que pretendem estar a par da situação da empresa. Não segue uma legislação especifica, não são necessários documentos especiais e nem o preenchimento de formulários. A consulta entrega resultados imediatos.
Optante simples dados
O Simples Nacional disponibiliza um balanço com os cadastrados no optante simples, confira. São informações sobre a arrecadação nos últimos 10 anos, a quantidade de inscritos, entre outras estatísticas.