Como calcular a área de um retângulo
Saiba Como calcular a área de um retângulo – O retângulo é uma das formas geométricas mais famosas e muitas pessoas tem dúvidas sobre como calcular a sua área.
Existe um cálculo muito simples, que pode ser aplicado toda vez que você sabe as medidas dos lados, porém em algumas situações específicas, principalmente com medidas ocultas, é preciso aplicar fórmulas matemáticas alternativas.
Em termos técnicos, o retângulo é considerado um quadrilátero de ângulos internos congruentes. Se analisarmos sua estrutura, veremos que ele é formado por dois triângulos retângulos, ou seja, é possível encontrar duas frações desta forma dentro de cada retângulo (algo que servirá para um dos nossos cálculos).
Como calcular a área de um retângulo – simples
O cálculo mais simples para se fazer é o de Base x Altura, que pode ser exemplificado da seguinte forma.
A = B . A
No caso de um retângulo com base de 5 centímetros e altura de 10 centímetros, temos uma área de 50cm² . Note que o resultado da área é sempre ao quadrado, então teremos também m² em casos de retângulos maiores.
Então, para fazer esse cálculo, basta você ter a medida da base e da altura, que também podem ser chamadas de largura e comprimento.
Como calcular a área de um retângulo – complexo
O cálculo mais complexo, que não pode ser considerado difícil e sim apenas mais elaborado que o primeiro, utilizará o teorema de Pitágoras. Esse teorema funciona para você encontrar as medidas de um triângulo.
Se você tem um triângulo e precisa encontrar a medida de um dos lados, pode fazer isso aplicando o teorema de Pitágoras.
Como já citado, o retângulo é formado por dois triângulo retângulos, portanto se obtivermos a medida de de um deles, conseguiremos ter também o valor da base e da altura, algo que proporcionará facilidade no momento de calcular a área.
Pense no retângulo dividido por uma linha que forma dois triângulo retângulos. Cada um destes triângulos ficará com um lado, sendo que o primeiro terá base e altura e o segundo terá topo e altura (dependendo do ângulo de visão).
Exemplo do calculo
A fórmula do teorema de Pitágoras é: a²+ b² = c²
Para concluir esse cálculo, você precisa de dois valores, ou seja, precisa ter a medida de dois lados deste triângulo retângulo. Se você já tem base e altura, não faz sentido fazer todo esse cálculo, portanto ele é útil para os casos de base ou altura com valores revelados e mais o valor da linha que cruza o retângulo.
No teorema, o valor C é o da hipotenusa, que deve ser substituído pelo valor da diagonal que forma o triângulo retângulo. Se você tem um retângulo com 10cm em um lado e 15cm de diagonal, pode fazer o cálculo assim:
10² + b² = 15²
Logo teremos: 100 + b² = 225
Para concluir o cálculo, passe o 100 para o outro lado: B² = 225 – 100
Agora, é preciso inverter o valor ao quadrado, passando para o outro lado e isolando B: B = raiz quadrada de 125. (quando invertemos o sinal de ao quadrado, temos a raiz quadrada do outro lado. Com isso, concluímos que o valor do lado B é 11.
Com essas fórmulas, fica muito fácil calcular a área de um triângulo.