Cálculo kwh (Quilowatts): como calcular o consumo

Saber realizar corretamente o cálculo kwh é essencial para que você tenha uma previsão real de quanto está pagando de energia elétrica.

Além de poder compreender melhor sobre os valores praticados pela companhia, ter esse conhecimento também te ajuda a identificar quais os eletrodomésticos estão comprometendo o orçamento da sua casa.

No entanto, fazer esse cálculo pode ser um pouco difícil, principalmente se considerarmos que os medidores de energia são cheios de letras e códigos difíceis de serem decifrados. Então, está na hora de aprender a calcular corretamente a quantidade de quilowatts gastos em sua residência e nós vamos te ajudar com isso.

Acompanhe a leitura e aprenda, definitivamente, como fazer o cálculo kwh!

Como se define o consumo de energia elétrica?

Todo aparelho que se utilize de energia para funcionar, possui uma potência de referência, que se relaciona com a sua eficiência. Essa potência é indicada no próprio aparelho e, comumente, vem designada pela unidade watts.

Com certeza você já se deparou com essas unidades. É o caso das lâmpadas de 100 watts, por exemplo, e essa medição abrange vários outros equipamentos dentro da sua casa.

Entretanto, quando esses aparelhos possuem uma potência mais alta, é normal que essa identificação venha em quilowatts, ou pela sigla kW. O quilowatt nada mais é a mesma unidade de medida de potência, mas superando a taxa de 1000 watts. Ou seja: todo equipamento que tenha potência superior a 1000 ;..e , terá uma indicação de kW.

O consumo de energia está diretamente relacionado à potência de um aparelho. Quanto mais potente ele for e mais tempo for utilizado, maior será o consumo e, consequentemente, o valor a ser pago para a companhia elétrica.

O cálculo do valor é feito a partir do consumo por hora, definindo o que chamamos de kwh.

Confira mais artigo que podem te ajudar a entender melhor:

calcular kwh

Como fazer o cálculo kwh?

Para fazer o correto cálculo kwh, você precisará saber a potência em kW de determinado aparelho e o tempo que ele foi utilizado. Multiplicando as duas informações, você terá um resultado em kwh.

Após, é só multiplicar esse resultado pela quantidade de dias ou horas em que o equipamento esteve em uso e você terá o cálculo kwh. Vamos utilizar um exemplo, para que você compreenda com mais exatidão.

Imagine que o seu chuveiro possui uma potência de 5.500 watts. O primeiro passo, é definir qual a quantidade de kwh ele consome. Nesse caso e considerando a informação que passamos anteriormente, esse mesmo chuveiro teria uma potência de 5,5 kwh, obtido por meio do cálculo de potência dividido por 1000.

Agora, você precisa definir a quantidade de tempo que ele foi utilizado. Vamos continuar o nosso exemplo, pensando em uso diário do chuveiro, durante 15 minutos. Então, seguindo a equação, seria 15 minutos x 30 dias por mês, totalizando 450 minutos e, depois, transformando em horas (450 minutos dividido por 60 minutos). Portanto, temos o total de 7,5 horas.

O próximo passo é encontrar o consumo desse aparelho. Você já sabe a potência e a quantidade de tempo utilizado, agora basta multiplicar:

  • Potencia: 5,5 kwh
  • Quantidade de tempo: 7,5 horas
  • 5,5 x 7,5

O resultado final será de 41,25 kwh por mês. Essa é a quantidade de consumo referente apenas ao uso do seu chuveiro.

Agora que já sabe fazer o cálculo kwh, será mais fácil gerenciar suas contas de consumo!

O cálculo kwh que reproduzimos acima pode ser utilizado para qualquer outro equipamento que se utilize de energia elétrica em sua casa. Apenas lembre-se de considerar a potência indicada no próprio aparelho e o tempo de utilização.

Sabendo quais são os maiores consumidores de energia em sua casa, é possível reduzir o consumo e, assim, ter uma redução considerável no valor da conta de energia elétrica. Faça essa análise agora mesmo e comece a economizar!

Cálculo kwh – Tabela de Consumo dos eletrodomésticos

Confira uma tabela com a média da potencia elétrica de diversos aparelhos elétricos e eletrônicos que costumamos usar diariamente, assim fica mais fácil você ter uma noção de quanto consume cada aparelho e de como fazer o  Cálculo kwh:

Potência Elétrica Média (WATTS) de Aparelhos Elétricos

Aparelho Potência Aproximada (WATTS) Aparelho Potência Aproximada (WATTS)
Aquecedor de Água por Acumulação 2000 Forno de Micro-ondas 2000
Aquecedor de Água de Passagem 6000 Freezer Horizontal 500
Aquecedor de Ambiente 1000 Freezer Vertical 300
Aspirador de Pó 600 Geladeira Simples 250
Batedeira 100 Geladeira Duplex 500
Bomba de Água 400 Grill 1200
Cafeteira Elétrica (Residencial) 600 Impressora 45
Churrasqueira Elétrica 3000 Liquidificador 200
Chuveiro Elétrico 5500 Máquina de Costura 100
Computador 300 Máquina de Lavar Louça 1500
Condicionador de Ar 1400 Máquina de Lavar Roupa 1000
Conjunto de Som – Mini System 150 Projetor de Slides 200
Cortador de Grama 1300 Aparelho de som 200
Ebulidor 1000 Rádio Relógio 10
Enceradeira 300 Secador de Cabelo 1000
Espremedor de Frutas 200 Secadora de Roupas 3500
Exaustor 150 Televisão 200
Ferro Elétrico 1000 Torneira Elétrica 2500
Fogão Elétrico 2 Bocas 3000 Torradeira 800
Fogão Elétrico de 4 Bocas 6000 Ventilador 100
Forno Elétrico Pequeno 1500 Balcão frigorífico 900
Forno Elétrico Grande 4500 Vídeo Game 20

 

4.7/5 - (7 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top