Calculadora de água: saiba qual é a quantidade ideial
Calculadora da água: saiba qual é a medida ideal para sua ingestão diária. Existe uma fórmula que indica o consumo diário (veja detalhes neste texto), mas você pode descobrir o total usando a calculadora abaixo:
Calculadora de água
Porém, existem outros fatores a serem considerados, como a prática de atividade física e a transpiração excessiva de uma pessoa. Confira a seguir a fórmula que deve ser utilizada e os benefícios de se manter hidratado.
Qual a quantidade ideal de água que devemos beber por dia?
Qual é o seu peso? (em kg)
Quanta água devo ingerir?
Em média, um adulto necessita consumir 2 litros de água por dia. No entanto, não existe uma fórmula única para todos, pois a quantidade pode variar de acordo com o peso corporal ou se a pessoa pratica alguma atividade esportiva, por exemplo. É possível fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 55 quilos deve ingerir pelo menos 1,9 litros diariamente. Porém, não é necessário fazer esse cálculo, você pode utilizar a calculadora de água no topo deste artigo. De acordo com médicos consultados pelo G1:
A água é insubstituível: o ideal é que esses dois litros sejam apenas de água, sem contar a presente nos alimentos ou outras bebidas consumidas ao longo do dia. A hidratação adequada deve ser feita gradualmente: ou seja, beba pequenas quantidades de água pela manhã, tarde e noite. Não é saudável passar o dia todo sem beber água e, à noite, consumir um litro de uma vez só.
Para pessoas que suam mais, vivem em locais quentes e secos ou praticam esportes e atividades físicas, o consumo diário de água pode aumentar para 3,5 a 4 litros.
Existem pessoas que têm restrições quanto ao consumo de água e, por isso, devem ingerir apenas 1 ou 1,5 litro por dia. É o caso de pacientes com problemas cardíacos específicos ou outras condições médicas. Segundo os especialistas, não é possível substituir um copo de água por uma lata de refrigerante ou um copo de suco. Se você deseja variar o consumo de líquidos, o ideal é fazer isso com a própria água.
Consumir pouca ou muita água faz mal?
Não beber água ao longo do dia leva à desidratação, o que acarreta problemas de saúde a curto prazo, como constipação e cálculos renais. A sede é o principal sinal de desidratação. Quando você apresenta sintomas de sede, já deveria ter começado a beber água há muito tempo. — Mariana Carvalho, nutróloga
A desidratação também pode causar alterações na urina, que pode ficar mais escura e ter um odor forte.
Consumir água em excesso também pode ser prejudicial. “Quando há um excesso de água, pode ocorrer uma diluição excessiva do organismo, levando à hiponatremia, que é a redução da concentração de sódio no sangue. Isso pode causar dores de cabeça, náuseas e confusão mental”, afirmou a médica.
Segundo Mariana, em alguns casos, o consumo excessivo de água pode até levar à morte, dependendo do estado de saúde da pessoa e de possíveis restrições ou condições médicas.
Quais são os benefícios da água?
Especialistas afirmam que o ideal é buscar sempre o equilíbrio e consumir água regularmente e de forma gradual, de acordo com as necessidades diárias e geográficas. Seguindo essa recomendação, a água proporciona uma série de benefícios para o corpo e a saúde, tais como:
- Regulação da temperatura corporal;
- Hidratação da pele;
- Manutenção adequada do nível de água no corpo;
- Lubrificação das articulações;
- Melhora do funcionamento do intestino e dos rins;
- Desintoxicação do organismo.
Saiba mais
Como manter-se hidratado?
Para aqueles que não têm o hábito de beber água regularmente, é necessário adotar estratégias ao longo do dia para manter-se hidratado. Uma delas já é bem conhecida: manter sempre uma garrafinha de água por perto.
“Aquilo que não é medido, não pode ser quantificado nem qualificado”, diz a nutróloga, que recomenda aos pacientes o uso de uma garrafa. “Isso serve para controlar, incentivar e quantificar a quantidade de água que você está bebendo”, explica.
Recentemente, tornou-se popular nas redes sociais e passou a figurar nas listas de produtos mais vendidos nos principais sites do país um novo modelo: as garrafas de água com frases motivacionais, que podem servir como um incentivo adicional.
Além das garrafas, aqueles que têm dificuldade em consumir água regularmente podem adotar outras estratégias:
🥤 Beber dois copos de água ao acordar;
🍽 Beber água após as refeições;
☕ Tomar um gole de água após o café;
⌚ Configurar alarmes no celular ou relógios digitais para lembrar de beber água.
Espero que essas informações sejam úteis para você!