Principais Dúvidas Sobre Tesouro Direto: Tire aqui
O tesouro direto é umas das formas mais populares de investimento depois da poupança. Se você está pensando em investir e tem dúvidas sobre tesouro direto, leia nosso artigo.
Vamos te ajudar a sanar todas as suas dúvidas sobre tesouro direto.
Nos acompanhe e invista já o seu dinheiro!
Principais dúvidas sobre tesouro direto
Confira aqui as principais dúvidas sobre tesouro direto, as maiores indagações de quem está pensando em iniciar seu primeiro investimento.
O que é Tesouro Direto?
Para começar, você precisa entender bem o que é o tesouro direto.
O tesouro direto foi criado no ano de 2002 como um programa parceria entre o Tesouro Nacional e a B3. O tesouro direto basicamente é forma de venda de títulos públicos através da internet para pessoas físicas.
Assim, você empresta dinheiro para o governo e ele te devolve, quando você solicitar, com rendimento de juros. Tudo pela internet.
Compensa investir no Tesouro Direto?
Existem alguns tipos de tesouro direto e cada um oferece um tipo de investimento, portanto, tem uma característica própria.
Veja a seguir alguns tipos de tesouro direto, em qual deles você se encaixa?
Tesouro Selic – ele é mais apropriado para quem gosta de investimentos a curto prazo, ou seja, é investimento para uma reserva de emergência, quando precisa de dinheiro resgata o dinheiro investido.
Tesouro Prefixado – ele é mais indicado para quem prefere investimentos a médio prazo. Por causa da taxa prefixada, quem investe sabe exatamente quanto vai resgatar.
Tesouro IPCA+ – agora esse tipo de investimento é para quem se programa a longo prazo. É, por exemplo, uma forma de garantir uma aposentadoria. O valor investido é corrigido conforme a inflação, além dos juros prefixados.
Qual a segurança do Tesouro Direto?
Investir no tesouro direto é sinônimo de segurança, sem sombra de dúvidas. É uma das formas mais seguras de investimento existentes em nosso país.
O governo é o mais seguro e melhor devedor do mercado financeiro. Investir no tesouro direto é mais seguro que deixar seu dinheiro na poupança.
Isso se deve à competência do governo em arrecadar capital por meio de impostos e, também, pelo fato de ser o único a imprimir papel-moeda.
Portanto, não tenha medo de investir no tesouro direto.
Vantagens do Tesouro Direto
Quando posso resgatar meu investimento?
Você pode resgatar o seu dinheiro quando você quiser, desde que seja em dias úteis, no período das 9h30 e 18h. O valor resgatado será compatível com as taxas e preços do momento da solicitação.
Eu posso perder dinheiro investindo no Tesouro Direto?
Perder dinheiro investindo no tesouro direto é praticamente impossível. Porém, existe uma regra, só resgate dinheiro no dia do vencimento do título.
Quem vende seus títulos antes da data de vencimento corre o risco de perder parte do dinheiro investido e ficar no prejuízo.
Por isso, só faça resgastes no dia do vencimento, independentemente do tipo do título prefixado ou posfixado.
Posso comprar sempre o mesmo título?
Esse é um tipo recorrente de dúvida sobre tesouro direto. E a resposta é, não!
Você não pode e não consegue comprar o mesmo título, o que você pode conseguir é comprar um título parecido. Mas, como assim?
Um investidor nunca compra o mesmo título, apesar de ele apresentar característica semelhantes.
Cada título tem o seu custo de capitação do emissor que será repassado para o investidor. Ou seja, o título pode ter o mesmo valor que outros, porém a forma como ele chegou até esse valor é diferente, portanto, não é igual aos outros títulos.
Tenho que declarar meus investimentos do Tesouro Direto no Imposto de Renda?
Sim, você tem que declarar o imposto sobre a rentabilidade do período aplicado e não sobre o capital.
A seguir vamos trazer a alíquota do Imposto de Renda sobre as aplicações de renda fixa, de forma regressiva:
- Até 180 dias de aplicação, alíquota igual a 22,5%
- De 181 a 360 dias de aplicação, alíquota igual a 20%;
- De 361 a 720 dias de aplicação, alíquota igual a 17,5%;
- Acima de 720 dias de aplicação, alíquota igual a 15%.
Agora se o seu investimento tem um período menor a 30 dias, nesse caso, é cobrando o IOF sobre o rendimento, que é o Imposto sobre Operações Financeiras.
O IOF pode variar de 96% a 3% do primeiro ao vigésimo nono dia de investimento.
Preciso ter muito dinheiro para investir?
Quer mais uma prova de que o investimento no tesouro direto é seguro e, é uma das melhores formas para qualquer pessoa investir?
Você consegue investir no tesouro direto com um valor a partir de R$ 30,00!
Dessa forma, o tesouro direto se tornou uma forma segura de investimento, se programe e comece a investir. Qualquer pessoa pode investir, desde que tenha acesso a internet, portanto, é super fácil e prático.
Conclusão
Esperamos que com as nossas dicas você tenha resolvido as suas duvidas sobre tesouro direto.
Tem mais dúvidas sobre tesouro direto? Comente sobre elas e vamos conversar um pouco mais.
Compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas a tiraram as suas dúvidas.