Como calcular piso por m² (metro quadrado): quantidade

Precisando calcular a quantidade de piso para sua reforma, mas não sabe como calcular piso por m²? Confira como fazer esse cálculo e o que levar em consideração para não comprar nem a mais nem a menos.

Na hora de reformar um cômodo ou uma casa, saber algumas dicas de cálculo pode ser essencial para não desperdiçar material e saber quanto será necessário comprar. Mas para quem não pega na calculadora a muito tempo confusões podem acontecer e para evitar isso saber como calcular o metro quadrado do lugar é essencial. Confira a seguir como fazer esses cálculos e comprar apenas o necessário.

Como calcular piso por m²

O primeiro passo para calcular piso por m² é ter em mãos a planta do projeto, seja ele da casa toda ou apenas do cômodo. Com a planta em mãos deve-se verificar qual a metragem quadrada utilizada nela. Caso não se tenha a informação da planta, basta medir dois lados adjacentes do lugar e multiplicar um pelo outro.

Veja a fórmula para calcular piso por m²:

m² = base x altura (ambas as dimensões do piso)

calcular piso por m² (metro quadrado)

Calcular piso por m² para chão

Por exemplo, para calcular piso por m² de um cômodo tem 3 metros de comprimento e 2 de largura, o espaço terá 6 m² (2m x 3m = 6 m²). E esse mesmo resultado será utilizado para saber a metragem do piso.

Saiba também:

Calcular piso por m² para parede

Caso se queira utilizar piso para revestir as paredes o cálculo é parecido, porém será necessário para calcular piso por m² a altura da parede e a largura dela. Então, em uma parede com 3 metros de altura e 3 de largura, o resultado será 9 m² (3m x 3m = 9m²).

Calcular piso por m² para todo o cômodo

Por fim, caso se queira colocar piso no cômodo inteiro, ou seja, tanto no chão como nas paredes, basta multiplicar o comprimento e a largura pela altura do lugar. Ou seja, seguindo os exemplos acima, teríamos 3 metros de comprimento, 2 de largura e 3 de altura. Assim, a metragem total do cômodo seria 18 m² (3m x 2m x 3m = 18m²).

Pisos e modelos

O que foi mostrado acima é apenas a metragem do lugar, ou seja, quanto será coberto pelo piso. Pode-se levar isso para o local onde será comprado o material e lá eles irão fazer o cálculo de quantas peças serão necessárias. Caso já se saiba o modelo, pode-se pegar o tamanho do piso e fazer o cálculo você mesmo.

Por exemplo, para calcular piso por m² de um modelo com 35 cm de largura e 35 cm de comprimento, será multiplicado 0,35m por 0,35m obtendo 0,1225 m² (0,35m x 0,35m = 0,1225 m²). Para saber quantas peças de piso serão necessárias comprar, basta dividir a área do cômodo pela área do piso. Usando o primeiro exemplo, teremos 6 m² dividido por 0,1225 m², resultando em aproximadamente 49 unidades de piso.

O que influencia no cálculo

Como mostrado acima o cálculo é bem simples, porém alguns pontos devem ser levados em consideração também na hora de comprar a quantidade de piso necessária.

Reto ou diagonal?

Dependendo de como o piso for colocado será necessário mais material, esse é o caso de colocar ele na diagonal. Quando se coloca na diagonal ao invés de reto, são necessários mais cortes o que perde bastante material. Por isso, apenas indica-se colocar na diagonal pisos menores, caso utilizado porcelanato, por exemplo, sempre é indicado colocar reto de forma a evitar desperdício de material.

Quanto comprar a mais?

Por fim, apesar do cálculo para calcular piso por m² ser simples, é sempre bom colocar uma margem de erro, para que não falte e nem sobre muito material. Para isso, recomenda-se comprar em torno de 10% a mais para revestimentos retos. Já para revestimentos na diagonal, indica-se comprar 30% a mais do que o calculado, incluindo o rodapé. E caso o design seja mais sofisticado, fazendo-se desenhos com o piso, a porcentagem considerada deve ser maior ainda, pois mais recortes terão que ser feitos. Por isso, a dica final é sempre consultar um profissional ou conversar com um pedreiro antes de fazer a compra final, eles podem te ajudar a checar os cálculos e dar dicas de qual abordagem pode ser melhor para o cômodo que você quer colocar o piso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top