Como calcular a mediana: O que é, calculo e exercícios

Você quer aprender, de forma simples, como calcular a mediana? Então está no lugar certo! Preparamos esse artigo para você aprender definitivamente como fazer esse cálculo.

É muito importante dominar esse tipo de conteúdo, isso porque é um dos assuntos mais cobrados em provas, como por exemplo, vestibulares e o ENEM.

Então, se você quer ficar craque em calcular a mediana, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

O que é a mediana?

A mediana é classifica como uma medida da tendência central de um conjunto de números, sendo uma ferramenta muito utilizada para diminuir um conjunto de valores em apenas um. Dessa forma, tanto a mediana, quanto a moda e a média são consideradas medidas de posição.

Portanto, a palavra “mediana” se refere ao “meio”, ela exatamente indica o número central de uma coleção de valores números de uma determinada amostra.

Ainda, é importante ressaltar que os números referentes as informações, sejam colocadas em ordem seja decrescente ou crescente.

Assim, em casos onde haja números ímpares, a mediana se caracterizará como o valor central desse conjunto numérico. Agora, se for uma quantidade par de valores, é necessário calcular a média aritmética dos dois números centrais. E, dessa forma, o resultado da média aritmética será o valor da mediana.

Diferença entre media e mediana

A média é o valor resultante da somatória de todos os números de um determinado intervalo, dividido pela quantidade de números. Já a mediana é o número ou valor que fica exatamente no meio de um determinado intervalo de números

Fórmula da mediana

Para determinar o valor da mediana é imprescindível colocar os números em ordem decrescente ou crescente, como preferir.

Conjunto de valores par:  quando o conjunto de valores for par, basta selecionar os dois valores centrais, soma-los de dividir por dois.

Conjunto de valores ímpar: quando o conjunto de valor for ímpar, basta selecionar o número central da sequência.

Como calcular a mediana

Como calcular a mediana

A seguir vamos trazer alguns exemplos de como calcular a mediana, veja:

  • As notas de um aluno em um semestre do ensino médio, em ordem crescente, são: 4,0;4,0;5,0;7,0;7,0.

R: A mediana cujo valor está no centro da amostra, ou seja, 5,0. Portanto, podemos considerar que 40% das notas estão acima da nota 5,0 e os outros 40% estão abaixo da nota 5,0.

  • A quantidade de hotéis 6 estrelas espalhados pelas cidades do litoral do estado de Santa Catarina é a seguinte: 1, 2, 3, 3, 5, 7, 8, 10, 10, 10.

R: Perceba que a amostra de dados possui dez valores (quantidade par) e, portanto, não existe um valor central. Assim, para calcular a mediana, nesse caso, deve-se calcular a média dos dois números centrais da sequência (5 e 7):

Mediana = 5 + 7 / 2

Mediana = 6

Como resposta, 50% das cidades pesquisadas tem mais de 6 hotéis seis estrelas e 50% das cidades pesquisas tem menos de 6 hotéis seis estrelas.

Como calcular a mediana de um gráfico

Para calcular a mediana de um gráfico, devemos colocar todos os valores da ordenada y do gráfico em ordem crescente. Depois encontrar a posição da mediana n, ou seja, quantos valores existem na ordenada y.

Usar a fórmula: n + 1 / 2 e descobrir o valor da mediana dos valores do gráfico.

Como calcular a mediana de um triangulo

Ainda, a mediana também pode ser determinada a partir dos dados de um triangulo. Dessa forma, a mediana é definida como sendo a reta que liga um vértice do triângulo na metade. Ou seja, o ponto médio da aresta oposta a esse triângulo.

Veja a seguir como funciona o cálculo da mediana de um triângulo.

Na figura acima temos representadas medianos do triângulo. Assim, os segmentos de reta AP, BN e CM são as três medianas desse triângulo.

Portanto, a mediana vai dividir o triângulo em outros dois triângulos menores, cujas áreas são iguais.  divide qualquer triângulo em dois triângulos menores e de áreas iguais.

Para calcular o valor da mediana, podemos usar a seguinte fórmula:

No qual,

m é o tamanho da mediana

a é o lado do triângulo tocado pela mediana,

b e c são os demais lados do triângulo.

Exercícios com respostas sobre mediana

  •  Em uma escola de ensino fundamental, a professora de matemática pediu aos alunos que escrevessem suas alturas na lousa. As alturas foram as seguintes: 1,54 m; 1,57 m, 1,58 m; 1,61 m; 1,63 m; 1,63 m; 1,65m; 1,66 m e 1,68 m.

A partir desses valores, qual é a mediana de altura desses alunos?

  • Calcule o valor da mediana da seguinte amostra de idade dos alunos de uma sala de Educação para Jovens e Adultos: 32, 27, 15, 44, 15, 32.
  • Nos quatro primeiros dias úteis de uma semana o vendedor de uma loja de cosméticos atendeu 19, 15, 17 e 21 clientes. Porém, no quinto dia útil dessa mesma semana o vendedor atendeu n clientes.

Se a média do número clientes atendidos diariamente pelo vendedor nos cinco dias úteis dessa semana foi 19, a mediana foi de clientes atendidos foi:

  1. a) 16.
    b) 19.
    c) 17.
    d) 23.
    e) 21.

Respostas:

  • 63m
  • 29,5 anos
  • B

Não esqueça de compartilhar esse artigo.

4.5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top