Cálculo GPS Previdência Social 2021
Fazer o Cálculo GPS Previdência Social 2021 é simples e o melhor de tudo é que você ainda pode gerar a Guia da Previdência Social (GPS) pela Internet, sem a necessidade de ir até um Posto do INSS.
A Previdência Social é um seguro que o empregado tem direito de quando esse não mais puder trabalhar, temporária ou definitivamente. Qualquer trabalhador que possua carteira assinada já está automaticamente ligado a Previdência Social, pois os mesmos já tem em sua folha de pagamento, através do Cálculo GPS Previdência Social, um desconto mensal referente à mesma.
Guia Previdência Social
A sigla GPS significa Guia da Previdência Social e é um documento para pagamento de seguro recolhido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). O INSS tem como finalidade garantir ao contribuinte a aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio maternidade entre outras garantias previstas por lei.
O recolhimento do GPS pode ser feito pela empresa onde o funcionário é contratado, sendo descontado do seu próprio salário, um valor referente ao cálculo GPS Previdência Social, como também pelo contribuinte individual, contribuinte facultativo, empregador doméstico e pelo segurado especial, mediante o pagamento de carnê.
O contribuinte deve pagar mensalmente, durante um período determinado, uma certa quantia para poder ter direito ao benefício, caso o pagamento do GPS Previdência Social esteja em dias. Podendo ser o contribuinte individual, o facultativo e o empregador doméstico (relativo ao empregado), que estiverem recolhendo sobre o valor.
Cálculo Previdência Social
A Guia da Previdência Social (GPS) pode ser gerada pela Internet, sem precisar ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal ou ao INSS. A guia pode ser gerada para um mês específico ou para um período, desde que o período não seja anterior aos últimos 5 anos.
O vencimento da GPS para empregado doméstico foi alterado para o dia 7 de cada mês. Após o vencimento a GPS deverá ser preenchida manualmente.
Mas para fazer o cálculo é necessário saber as alíquotas de contribuição sobre cada faixa de salário, veja a tabela abaixo:
SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO (R$) |
ALÍQUOTA PROGRESSIVA PARA FINS DE RECOLHIMENTO AO INSS |
até 1.100,00 |
7,5% |
de 1.100,01 até 2.203,48 |
9% |
de 2.203,49 até 3.305,22 |
12 % |
de 3.305,23 até 6.433,57 |
14% |
Para o cálculo GPS previdência social basta o interessado acessar o site oficial da Receita Federal e preencher os campos mostrados abaixo.
Escolha a categoria, informa o numero do PIS/PASEP e depois coloque o código da figura.
Veja Mais:
Previdência Social cálculo aposentadoria
A Previdência Social é um seguro que entre outras regalias garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar.
O tempo de contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos aposentados que contribuíram e que se aposentaram.
As empresas são responsáveis por descontar a contribuição dos funcionários contratados. No caso de autônomos e empregados domésticos, são os próprios interessados que devem fazer o pagamento, usando um carnê.
Os tipos de aposentadoria são:
- Aposentadoria especial
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria por tempo de contribuição
Para o cálculo de tempo de contribuição, o trabalhador pode acessar o site oficial da Previdência Social.
Para o cálculo de GPS aposentadoria, basta o contribuinte preencher os campos do sites oficial da da Previdência Social
GPS é uma importante guia que assegura ao trabalhador garantias que tem por direito. Não é complicado o cálculo da previdência social, bem como GPS aposentadoria acessando os links acima listados.
Pagamento em atraso, o que fazer?
- Empregado doméstico: pode ser realizado para qualquer época, uma vez que segue legislação própria que leva em consideração o salário registrado na carteira de trabalho;
- Facultativo: o facultativo que tenha deixado de recolher só pode calcular sua contribuição pela Internet se ainda possuir qualidade de segurado (seis meses). Para o cálculo de competências vencidas há mais de 6 meses é preciso procurar uma Agência da Previdência Social, para confirmar se entre uma contribuição e outra não houve intervalo sem contribuição superior a 6 meses;
- Contribuinte individual: pode calcular contribuições em atraso pela Internet, a partir do primeiro recolhimento em dia nessa categoria ou do cadastro da atividade na Previdência Social, e desde que em período inferior aos últimos cinco anos fiscais. Para o cálculo de períodos mais antigos o contribuinte deve se dirigir ao INSS a partir do dia 16 de cada mês;
- Comprovação de atividade: se o Contribuinte Individual não tiver atividade cadastrada na Previdência Social, não possuir o primeiro recolhimento em dia ou quiser efetuar recolhimento de período decadente, poderá solicitar o recolhimento em atraso nas Agências da Previdência Social mediante comprovação do exercício da atividade durante o período em que está em débito.
Saiba que a Central 135 não calcula contribuições em atraso.