Calcular consumo de combustível para viagem

Calcular consumo de combustível para viagem – Com o valor extremamente alto do combustível, algumas pessoas acabam se restringindo quando o assunto é viajar com o seu próprio automóvel. Em diversos estados e cidades do Brasil, o combustível tem variações de preços que podem chegar a valores perto de R$ 5.00.

Algumas pessoas optam pelo uso do “Gás“, essa é uma alternativa que vem sendo vantajosa para aqueles que compram os periféricos necessários para adicionar um terceiro combustível ao seu carro. A distância percorrida por metro cúbico do gás pode variar, a depender do modelo e potência de cada carro.

Continue lendo o artigo para saber como calcular consumo de combustível para viagem.

Calcular consumo de combustível para viagem

 

Antes de entender o consumo de combustível para sua viagem, é bom compreender a composição do preço da gasolina. Por isso separamos estas perguntas encontradas no site da Petrobrás

1. Como é feita a composição do preço da gasolina ao consumidor?

O valor pago pelo consumidor final não está sob gestão da Petrobras e é composto por 4 fatores: 1) Preços do produtor ou importador de gasolina “A” 2) Carga tributária 3) Custo do etanol obrigatório 4) Margens da distribuição e revenda.

Nossa parcela é a primeira, referente ao preço do combustível em nossas refinarias. A carga tributária responde por parte relevante do preço final.

Os demais agentes da cadeia de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, também influenciam na formação do preço final.

composição preço da gasolina

2. A Petrobras controla o preço nos postos?

Não. Os preços são livres nos postos e somos apenas um dos agentes na produção e na comercialização da gasolina no Brasil.

O valor do combustível nas nossas refinarias e terminais é muito inferior ao pago pelo consumidor final. Somente uma parte do preço é da Petrobras. O preço na bomba incorpora a carga tributária e a ação dos demais agentes do setor de comercialização como: importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis – fatores sobre os quais não possuímos controle.

3. A Petrobras vende a gasolina mais barata em outros países do que no Brasil

Preço da gasolina em outros países: Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, EUA, Canadá, China, Japão, Reino Unido, Alemanha e Itália.

O preço cobrado no Brasil pela gasolina que sai da refinaria equipara-se aos preços de outros países que possuem mercados de derivados abertos e competitivos. No entanto, há uma grande variação na lógica de formação de preços de bomba em cada país. Além de eventuais diferenças nos preços de produtores, distribuidores e revendedores, o ambiente regulatório dos países pode diferir, devido aos impostos e eventuais subsídios governamentais.

Portanto, a comparação dos preços de combustíveis em diferentes países deve ser feita com ressalvas. As comparações pontuais podem ser prejudicadas pela velocidade com que as variações dos preços do petróleo no mercado internacional são repassadas aos preços domésticos.

Calcular consumo de combustível para viagem

Alguns automóveis possuem o computador de bordo, uma das funções desse computador é calcular a quantidade de KM que o automóvel fará com certa quantidade de combustível. Exemplo:

Se um carro faz 11 KM por litro, logo, se o dono abastecer com 10 litros, o carro fará um total de 110 quilômetros.

A conta é feita da seguinte forma: 11*10 = 110.

Para facilitar, criamos uma calculadora muito fácil de ser utilizada. Basta que o condutor selecione qual combustível será utilizado para a viagem, em seguida, preencher quantos litros foram abastecidos e a quantidade de quilômetros que o automóvel faz por litro, logo após, basta clica em calcular para saber quantos KM o carro percorrerá com a quantidade de combustível abastecida.

Faça agora mesmo o calculo do consumo de combustível para viagem.

Calculadora de consumo de combustível

[xyz-ihs snippet=”km-combustivel”]
3.5/5 - (1750 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top