Como funciona o cálculo dos táxis
Cálculo dos táxis – Todo mundo sabe que o cálculo dos táxis é realizado através do taxímetro, que precisa no mínimo, identificar quando o carro está parado ou andando.
Veja também:
Mas, você sabe como ele funciona e qual os princípios do cálculo? Abaixo vamos explicar melhor para você como é feita essa conta.
Cálculo dos táxis – Bandeira 01
Dependendo da hora e do local, o taxímetro possui bandeiras diferentes. A bandeira 1, por exemplo, deve ser usada dentro do município a que o táxi pertence. Caso a corrida ultrapasse o limite de municípios, o taxista pode trocar a bandeira a qualquer horário.
Além da localidade, o horário também muda a bandeira. A partir das 22h, domingos e feriados ele costuma ficar mais caro.
Quando a corrida começa a contar?
Quando você pede um táxi, pode estar super longe do local de partida dele ou, super perto. Por isso, os taxistas possuem um valor de segurança que corresponde a esse descolamento, uma taxa que inicial do valor da corrida. Em alguns lugares, essa taxa é chamada de bandeirada e varia de acordo com o estado e cidade.
E quando o táxi está parado?
Durante a corrida pode ser que o táxi passe por um engarrafamento e fique parado por um tempo, por exemplo. Nessa hora, o taxímetro continua rodando, por isso, é chamada de Hora Parada.
Quando isso acontece, uma luz fica piscando no taxímetro para indicar, e o valor cobrado diminui. Sempre que o carro parar totalmente, a Hora Parada é ativada.
Cálculo dos táxis – Bandeira 02
Ela possui uma tarifa maior que a bandeira 01, mais ou menos 20% a mais. Normalmente ela começa a contar a partir das 22h da noite, todos os dias, e vai até as 6h da manhã. Além disso, pode ser aplicada em finais de semana, feriados e em viagens para fora da cidade, como já dito acima.
Valor total da corrida
Além do valor inicial, da hora parada e das variações das bandeiras, o valor total da corrida é constituído principalmente pela soma dos quilômetros rodados nas respectivas bandeiras e suas variações. Veja abaixo:
Valor da taxa inicial + valor dos quilômetros rodados com bandeira 1 ou 2 + valor da hora parada.
Variações municipais
Para o valor específico de uma corrida que você deseja fazer, é necessário saber os valores das taxas da sua cidade, pois normalmente, eles variam por localidade.
Agora ficou mais fácil entender o valor da sua corrida né? É importante ter acesso a essas informações para entender que os valores não são cobrados aleatoriamente ou por motorista e que sim, existem uma lógica por traz dos mesmos.
Os táxis existem a muitos e muitos anos e até o surgimento de aplicativos de transporte como o Uber, ele era disparado o mais utilizado entre os brasileiros.
Se você também está interessado em trabalhar como taxista, vá até os pontos de táxi da sua cidade e se informe das tarifas e dos valores que são recebidos em média para saber se vale a pena entrar nesse negócio.