Folha de ponto empregada doméstica: Saiba como fazer

Folha de ponto empregada doméstica – Os empregados domésticos precisam, dentro da lei, ter um ponto de trabalho demonstrando o período de trabalho dentro da residencial, deforma extremamente similar a uma empresa. A folha de ponto empregada doméstica pode parecer algo complicado, mas com certeza não é.

Veja também:

Vamos falar mais sobre esses controles, como eles devem ser feitos e quais são as principais preocupações que você deve ter em relação a uma série de questões como banco de horas, marcação de faltas e similares.

Com todos estes diferenciais e questões, é indispensável ter estas documentações de forma organizada, já que ela será indispensável para a comprovação de todas as suas situações trabalhistas e evitar desconfortos e até possíveis processos por irregularidades.

Folha de ponto empregada doméstica: Saiba como fazer

Para maior conforto das famílias e mais segurança dos trabalhadores domésticos, todas as documentações a respeito do registro de trabalhadores domésticos são muito simples de serem feitas, bastando você conhecer os procedimentos para tal situação.

É indispensável compreender que, apesar de vocêter uma relação de confiança com seu empregado doméstico, precisa manter a documentação emdia e mostrar para sua empregada que você está cumprindo todas as suas obrigações contratuais. Explicar os procedimentos é melhor do que ser mal interpretada e então sofrer um processo.

O formulário é simples e pode ser encontrado na internet, basta salvar e imprimir mensalmente, pedindo para que a sua empregada assine entrada e saída. Se eventualmente você não estiver em casa quando ela chega ou quando sai, existem diversas formas que não necessitam que você instale um relógio de ponto ou algo assim.

Dessa forma a folha de ponto empregada doméstica precisa contar também os intervalos para almoço e quais quer eventuais faltas que o empregado tenha. Se não forem lançadas neste documento, asfaltas não podem ser descontadas no salário mensal e consequentemente podem se tornar problemáticas.

Como fazer o cálculo de horas extras em relação à horas de trabalho?

É importante sempre lembrar que existem diversas formas de contratar um empregado doméstico, especialmente no quesito carga horária. Dependendo da carga horária, existe a possibilidade de verificar com o empregado para cumprir seu horário de formas diferentes, inclusive compensando faltas e fazendo diversos tipos de acordo deflexibilização onde os dois estejam satisfeitos.

Essas flexibilizações precisam estar em contrato, e se o contrato foi lavrado com horário fixo ou ainda no caso de você precisar mais do que a carga horária semanal do empregado, é necessário o pagamento de horas extras.

O pagamento de hora extra deve ser feito com acréscimo de 50% ou 100% na hora trabalho, dependendo do dia em que for cumprida esta hora extra. No caso de trabalho noturno é necessário acrescentar também adicional noturno.

Folha de ponto empregada doméstica

No caso de outras questões como compensação de faltas e banco de horas, é necessário conversar com o seu empregado de forma a evitar dificuldades.

Quais os outros cuidados que são importantes graças à nova legislação?

É importante estar atenta ,porque certas questões podem se tornar  problemáticas para empregados e empregadores, então é importante ter em mente:

  • Mesmo que você tenha registro do seu empregado doméstico, é importante confirmar a agenda dele, pois ele pode prestar serviços para outras famílias.
  • Não é de bom tom, exceto em casos bem específicos, pedir para trocar o horário do seu contrato registrado para atender um eventual. Se você tem horários vagos, atenda apenas neles.
  • O ideal é combinar os horários semanalmente com seu empregado doméstico, permitindo que ele também consiga se organizar para seus compromissos e tempo livre para diversão.
  • Qualquer dano causado pelo empregado doméstico pode ser descontado no pagamento, menos nas férias, que precisam ser recebidas em sua totalidade. Faça com que seu empregado assine uma notificação ou um recibo de que ele está ciente do desconto e concorda com ele.

Com estas informações, você terá uma relação muito mais tranquila com seus empregados domésticos.

3/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top